Que as cores transmitem sensações todos já sabem, mas será que conseguimos combiná-las do jeito certo?
Diariamente, designers e profissionais gráficos precisam definir as melhores combinações de cores para seus projetos. Neste artigo, vamos mostrar algumas técnicas que farão a diferença na hora de criar um novo layout.
Antes de começar a criar, recomendamos que você estude o público-alvo e os objetivos do seu cliente. A escolha das cores jamais poderá partir de seu gosto pessoal, mesmo que elas variem de acordo com o tipo de consumidor e metas da empresa.
Tenha em mente que em alguns casos a melhor saída é misturar tons quentes (vermelho, laranja e amarelo, por exemplo) com tons mais frios, como azul e verde. O mesmo vale para tons luminosos demais. É preciso ter cautela para alcançar o equilíbrio.
O uso de cores muito escuras podem ofuscar a leitura dos textos em seu layout, mesmo quando cores claras também são utilizadas. Para leituras mais longas, o ideal é que se use um fundo claro com texto de cor escura.
Em flyers e panfletos, fundo preto com letras laranjas pode ajudar a fixar a mensagem, por exemplo. As cores são uma das principais responsáveis na memorização do que está sendo comunicado.
Estudos de neuromarketing apontam preto, cinza e branco como cores simples que transmitem poucos conflitos. Combinações de azul e dourado podem gerar curiosidade aos leitores, enquanto laranja e vermelho transmitem credibilidade.