Como construir uma loja online para o seu negócio
Já pensou em aumentar a sua clientela e, consequentemente, aumentar o número de vendas? Então está na sua hora de ter uma loja online!
Migrar a sua loja física para uma plataforma virtual pode parecer difícil, mas é bem mais fácil do que você imagina. Uma vez que você já possui uma loja física, meio caminho já foi andado, pois muitas das atividades executadas agora também acontecerão em sua loja eletrônica.
Você pode ter algumas preocupações sobre os negócios online, mas o que muitos proprietários de lojas físicas não percebem é que a transição para uma loja online, quando já se possui um negócio estabelecido, é muito mais fácil. Você já tem um inventário, uma base de clientes e já sabe o que é preciso para gerenciar um negócio em termos de marketing, infraestrutura e relações com os clientes.
Você não só estará melhor equipado para acomodar seus clientes existentes, como também abrirá seu negócio para um novo mundo de pessoas. Geograficamente, você será ilimitado. Com uma loja física, o seu alcance de clientes abrange apenas aqueles que vivem e/ou trabalham perto do seu negócio. Mas com uma loja online, você está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. E o alcance de clientes é nacional, e não apenas local ou regional.
Confira algumas vantagens:
- Você pode fornecer um serviço de entrega em algumas horas se um cliente morar perto de sua loja.
- Você pode fornecer um serviço de “retirada na loja” para quem não quiser pagar pelo frete.
- Através das redes sociais, você pode enviar anúncios localizados que se concentrem nas pessoas da sua área, superando os esforços de marketing das grandes empresas de e-commerce que atendem a um mercado mais amplo.
- Você tem a chance de promover suas lojas físicas e online. Diga a seus clientes para entrarem em suas redes sociais para obterem cupons de descontos para comprarem online.
Se você estiver fazendo uma migração completa da loja física para o virtual, ou preferir complementar suas vendas com uma loja online, há um processo bastante simples para colocar em prática.
Você está pronto? Vamos começar:
Primeiro passo: Cadastre-se em uma plataforma de e-commerce
Pra começar, você precisa de uma plataforma para gerenciar seu site, exibir seus produtos e aceitar pagamentos. Existem centenas de soluções disponíveis, mas, geralmente, você pode escolher entre dois tipos: um construtor de sites comerciais ou um site auto-hospedado.
Um construtor de sites comerciais é algo como Shopify, Bigcommerce, Loja Integrada,XtechCommerce, Volusion e o NuvemShop. Cada um tem ferramentas para projetar um site rapidamente, fazer o upload de seus produtos, gerenciar a otimização de mecanismos de pesquisa e muito mais. Muitas ferramentas de marketing já estão inclusas, e você geralmente pode exportar uma cópia da sua lista de produtos para importá-la para um catálogo de comércio eletrônico. Para os iniciantes, essas soluções são a melhor aposta, pois oferecem hospedagem, nomes de domínio, ferramentas de design e muito mais, tudo em um pacote, alguns até sendo gratuitos.
Para escolher a plataforma mais adequada para você, verifique estas informações:
- Quanto custa a plataforma?
- É escalável o suficiente para continuar a suportar o seu negócio depois que ele crescer?
- É fácil de instalar e fácil de usar?
- Quão flexível é a frente da loja (frontend) ou os temas (templates)?
- Será possível conseguir o visual exato que você quer para a sua loja?
- Quantos produtos você quer vender e quantos produtos a plataforma pode hospedar?
- Vem com segurança integrada? Possui um certificado SSL? Isso custa mais?
- Vem com suporte ao usuário? Se sim, em que horário? Existe um custo extra?
- Possui limitações quanto ao número de visitantes recebidos?
- Possui integrações? Ex.: mídias sociais, meios de pagamentos e marketplaces.
A outra opção é um site auto-hospedado. Com um site auto-hospedado, você pode ter mais controle, mas isso exige um pouco mais de conhecimento técnico. Por exemplo, você terá que encontrar seu próprio provedor de hospedagem para armazenar os arquivos do seu site. Uma solução é contratar um desenvolvedor web para criar um site do jeito que você quiser. Outra solução popular para isso é o Magento, mas a maioria dos iniciantes escolhe a combinação WordPress / WooCommerce ou OpenCart.
Parte desse processo implica selecionar os itens que deseja vender online. Então, o ideal seria começar com suas melhores opções de venda. O objetivo é manter seu inventário gerenciável, mas também manter uma sólida seleção de produtos em seu site. Tenha em mente que apenas porque você vende um item na sua loja física não significa que ele deve ser colocado em sua loja eletrônica.
Segundo passo: Cadastre-se em uma plataforma para coletar pagamentos online
Em sistemas como o Shopify e o Bigcommerce, as contas comerciais e os processadores de pagamento já são integrados no sistema. Você só precisa se inscrever na plataforma de coleta de pagamentos, mas tudo é feito no painel do sistema. No WooCommerce, você deve acessar o site de uma conta comercial (PagSeguro, por exemplo) e configurar seu plano. Então, o WooCommerce oferecerá um campo para você especificar o tipo de conta comercial que você está usando.
Para esclarecer: uma conta comercial é a empresa que cobra seus pagamentos e os aprova durante todo o processo de compra. O dinheiro é armazenado nesta conta e ele acompanha um processador de pagamento para garantir que as compras fraudulentas sejam minimizadas.
Terceiro passo: Configurar sua estratégia de marketing online
Se você já fez algum tipo de marketing através de redes sociais, você já tem uma noção de o que fazer. Agora, você precisa trazer tráfego para sua loja. Por exemplo, você pode realizar uma promoção no Facebook na qual é compartilhado um link que envia pessoas para uma landing page com os produtos em promoção ou você pode implementar um formulário para coletar os endereços de e-mail na página inicial do seu site e fazer promoções em newsletters.
Quarto passo: Tenha uma estratégia de pós-venda
Estratégias de pós-venda baseiam-se em uma série de atitudes que podem ser tomadas para garantir a satisfação dos seus consumidores. A lealdade dos consumidores em relação às marcas está cada vez menor. E por isso, o relacionamento com o cliente não pode terminar no momento em que o consumidor recebe o produto. Os clientes querem mais do que apenas um bom preço ou um produto de qualidade. Para fidelizar um cliente hoje, é preciso um envolvimento das empresas durante e depois da compra.
Esta tarefa pode parecer difícil, principalmente depois que sua clientela virtual aumentar, mas existem ótimas ferramentas para você manter o contato com seus clientes sem precisar perder muito tempo.
O MailChimp, por exemplo, é uma das plataformas de envio de email marketing mais eficazes do mundo. Além disso, é muito fácil de lidar. Em poucos minutos, você consegue montar um e-mail bonito e enviá-lo para todos os seus clientes ou grupos de clientes.
O RD Station, criado pela empresa brasileira Resultados Digitais, é lider do mercado de plataformas de automação de marketing por aqui e tem uma ótima relação custo/benefício. Além disso, por possuir uma interface amigável e suporte em português, o RD Station é mais indicado para empresas que estão começando.
Depois que sua loja online tiver crescido e você desejar alçar voos mais altos, a melhor sugestão é o HubSpot. O Hubspot é o líder de mercado mundialmente e oferece a solução completa para a automação de marketing. Entretanto, também é a opção mais cara.
Conclusão
Construir uma loja online não é difícil, mas também não deve ser uma decisão casual. Há muitas coisas a considerar antes de mergulhar no mundo digital. Esperamos ter ajudado a tornar o processo um pouco mais fácil e muito mais transparente para você.
Agora você já sabe o que é preciso para construir uma loja online para seu negócio. Nos deixe saber se ainda restam dúvidas através dos comentários. Se você já fez sua loja online, compartilhe seus pensamentos.